Shukokai Karate Santa Clara
O Karate da margem esquerda do Mondego
Coimbra
ÉPOCA 2024/2025
O que é o Karate ? E o Shukokai ?
Karate é uma arte marcial Japonesa do séc XIX, cujo significado se traduz de forma literal “Mãos Vazias”, com origem na cidade de Okinawa e, por esse motivo, se ter designado inicialmente de Okinawa-Te (“As mãos de Okinawa”).
Na transição do séc. XIX para o séc. XX, grandes Mestres como Gishin Funakoshi, Kenwa Mabuni, Kanryo Higaonna, entre outros, difundiram o Karate por todo o Japão e pelo mundo inteiro.
Shukokai, “Uma Via para todos” é uma forma dinâmica do Karate de Okinawa que evoluiu a partir de uma análise minuciosa dos princípios do Karate tradicional e do estudo da técnica de diversos desportos, de combate e não só.
A escola Shukokai é originária da linha Shito-Ryu de Kenwa Mabuni.
A génese do Shukokai
Criado por Chojiro Tani, aluno directo de Kenwa Mabuni, que estudou e desenvolveu o Karate na Universidade, tendo fundado a Escola de Karate Shukokai em Kobe no ano de 1948.
Mais tarde difundiu o estilo por África, Europa e E.U.A., através do seu aluno direto, Shigeru Kimura, que veio a tornar-se o principal dinamizador do Shukokai moderno.
Os princípios do Shukokai
O Shukokai combina a vertente tradicional do Karate com a dinâmica e princípios dos desportos modernos, criando assim um estilo evolucionista em constante adaptação, sem perder a base original do Karate-Do.
O que se aprende com o Karate?
Essa é uma questão que, para ser respondida, tem que contar mais com o treino do que propriamente com uma simples leitura.
Em resumo, além da Filosofia Tradicional Japonesa que está subjacente ao Karate (e às Artes Marciais em geral), a prática do Karate Shukokai passa por aprender a usar o corpo de forma eficaz quando em situações de confronto físico direto. Técnicas variadas como socos, pontapés, joelhadas, cotoveladas e blocos, executadas de acordo com princípios bio-mecânicos e desenvolvimento de energia interior, fazem a “força da técnica superar a técnica da força!”