O que é o Karate ?
Karate é uma arte marcial Japonesa do séc XIX, cujo significado se traduz de forma literal “Mãos Vazias”, com origem na cidade de Okinawa e, por esse motivo, se ter designado inicialmente de Okinawa-Te (“As mãos de Okinawa”).
Na transição do séc. XIX para o séc. XX, grandes Mestres como Gishin Funakoshi, Kenwa Mabuni, Kanryo Higaonna, entre outros, difundiram o Karate por todo o Japão e pelo mundo inteiro.
O que se aprende com o Karate?
Essa é uma questão que, para ser respondida, tem que contar mais com o treino do que propriamente com uma simples leitura.
Em resumo, além da Filosofia Tradicional Japonesa que está subjacente ao Karate (e às Artes Marciais em geral), a prática do Karate Shukokai passa por aprender a usar o corpo de forma eficaz quando em situações de confronto físico direto. Técnicas variadas como socos, pontapés, joelhadas, cotoveladas e blocos, executadas de acordo com princípios bio-mecânicos e desenvolvimento de energia interior, fazem a “força da técnica superar a técnica da força!”

A história do Shukokai
A história do estilo do Karate Shukokai começa no Japão, no início do século XX.
Soke Chōjirō Tani nasceu em 1921 e iniciou seu treinamento formal de Karate com Miyagi Chōjun, fundador do estilo Gojū-ryū, enquanto estudava na Universidade Doshisha, em Kyoto.
Após alguns meses, Miyagi Chōjun retornou a Okinawa e o fundador do Shitō-ryū, Kenwa Mabuni, assumiu o ensino.
Após se formar na universidade, Tani começou a aprender Shuri-te e, em seguida, Shitō-ryū com Mabuni.
Após muitos anos de treinamento com Mabuni e se tornando um de seus alunos mais antigos, Tani recebeu dele o certificado de sucessão e tornou-se o chefe do Shitō-ryū, o que lhe permitiu usar o nome Tani-ha Shitoryu.
Soke Chōjirō Tani começou a ensinar o estilo de Karate Shukokai (que significa o caminho para todos) em um dojo em Kobe, Japão, em 1946.
O Shukokai foi desenvolvido em torno do estudo da mecânica corporal, é muito rápido devido à sua postura relativamente alta, que auxilia na mobilidade, e é conhecido pela dupla torção do quadril, que maximiza a força de seus golpes; tornando-o um dos estilos de Karate mais impactantes.
O aluno mais antigo de Tani, Sensei Shigeru Kimura, deixou o Japão em 1965 para ensinar Shukokai em África. Ele desenvolveu ainda mais o Shukokai, enfatizando sua potência e força; e era considerado um especialista no estilo.
Ele continuou a ensinar após viajar para a Europa, antes de se estabelecer nos Estados Unidos em 1970, aos 29 anos, onde lecionou no dojo Cranford de Yonezuka por dois anos; criando o primeiro Torneio Mundial de Shukokai em 1981.
O Sensei Kimura morreu de ataque cardíaco aos 54 anos, em 7 de julho de 1995.
Tani faleceu em 11 de janeiro de 1998.
O Shukokai em Portugal
O Dojo de Karate Shukokai no Nintai Dojo é o Shukokai Karate Santa Clara.
O início deste Dojo remonta a setembro de 2006, com sede da prática na Freguesia de Santa Clara, em Coimbra.
Ao fim de 18 anos, o SKSC transferiu a sua localização para S. Martinho do Bispo, uma freguesia contígua a Santa Clara.
O Shukokai Karate Santa Clara é um dos Dojos da Associação Portuguesa de Karate Shukokai (APKS), orientada pelo Shihan Marcelo Azevedo (8º Dan, Instrutor Chefe da APKS



Shihan Marcelo Azevedo e Sensei Pedro Seguro
Quem ensina Shukokai no Nintai Dojo?

O Instrutor chama-se Pedro Seguro, cinto negro 7.º Dan estilo Shukokai e Treinador de Karate Grau II reconhecido pela Federação Nacional de Karate – Portugal e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Pedro Seguro conta com uma experiência de 37 anos de prática e de 30 anos de ensino, sendo também membro do Conselho Técnico e atual Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Karate Shukokai (APKS).
Iniciou a prática de Artes Marciais (Karate Shukokai) em janeiro de 1989 sob a orientação do Mestre Pedro Choy.
Uns anos mais tarde, treinou com o Mestre Ricardo Teixeira e, em 1998 abriu os seus primeiros Dojos, em Coimbra e em Penela. Na Vila de Penela lecionou durante 8 épocas, até ao final de 2006.
Em setembro de 2006 abriu um Dojo em Coimbra, no Clube de Futebol Santa Clara, até 2014.
Na época 2014/2015, o Shukokai Karate Santa Clara foi oficialmente criado, tendo com localização a Escola Silva Gaio, onde residiu durante 10 anos, até 2024.
É aluno direto do Shihan Marcelo Azevedo, Instrutor-Chefe da APKS.
A nível desportivo, arrecadou inúmeras classificações de campeão nacional de Karate, tendo alcançado os títulos de Campeão Mundial de Karate Shukokai em 2002 (em Birmingham – Reino Unido) e em 2010 (Cascais – Portugal) na vertente de Kumite (Combate), no escalão de -75 Kg.
Durante vários anos foi capitão de equipa da Seleção Nacional de Karate Shukokai e tem formado diversos atletas que integram a Seleção Nacional, conquistando títulos nacionais e internacionais.



